2018-02-01

'Me candidatei a outra vaga na empresa, mas eles contrataram alguém de fora' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 01/02/2018, com uma ouvinte que participou de um processo seletivo interno na empresa em que trabalha, não foi escolhida e também não obteve retorno do porquê.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Me candidatei a outra vaga na empresa, mas eles contrataram alguém de fora'

recrutamento interno

Uma ouvinte escreve: "A empresa em que trabalho oferece oportunidades internas de vagas. Quando uma é aberta, em qualquer setor, quem se considera capacitado a ocupá-la, pode se candidatar. Eu me apresentei para uma dessas vagas em uma função que tem muito mais a ver com a minha formação, do que a função que atualmente ocupo.

Dois outros colegas meus também se apresentaram, mas ao final do processo, a decisão da empresa foi a de contratar alguém de fora. E eu não recebi nenhum retorno sobre a razão de não ter merecido a oportunidade. Posso solicitar explicações sobre o que ocorreu?"


Sim, você pode e deve. Com calma, sem dar a entender que você foi injustiçada, pergunte ao setor de recursos humanos o que está lhe faltando para ser a escolhida quando surgir uma nova oportunidade semelhante.

O que pode ter acontecido é que você talvez seja mais importante na função que ocupa atualmente, e o seu superior fez essa ponderação aos responsáveis pelo processo.

De qualquer forma, quando uma empresa incentiva o recrutamento interno, uma regra elementar é a de oferecer satisfações aos que se candidatam e não são aproveitados. Caso contrário, o próprio processo fica sob suspeita e desencoraja novos pretendentes.

Por isso, não tenha receio em tentar entender o que lhe deveria ter sido devidamente explicado, sem que você precisasse perguntar.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: